As belezas do Cerrado

Quando fiz esta viagem em companhia de meu filho, não podia imaginar as belezas que me aguardavam, mesmo numa época do ano em que o clima estava extremamente quente e seco. Muitas queimadas estavam ocorrendo na região, mas nada disso foi capaz de quebrar o encanto deste lugar que atrai tanta gente em busca de paz e belas paisagens.

As caminhadas nos levam a cânions, cachoeiras e mirantes de perder o fôlego. E não importa a aspereza de algumas das trilhas ou quanto tempo se demore para chegar até o destino. Sempre vale a pena! Nada melhor do que se refrescar e repor as energias nas limpíssimas águas cor de esmeralda das maravilhosas cachoeiras da chapada.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a perseverança da natureza. Em meio a vastos campos onde as queimadas haviam exterminado praticamente toda a vegetação, ainda era possível ver brotar em meio às cinzas uma quantidade e uma diversidade incrível de flores de todas as cores, o que me fez dedicar um capítulo exclusivo para elas.

Ao chegar em São Paulo me vi obrigado a compartilhar esta viagem com meus leitores. E numa tentativa de transformar em palavras a incríveis paisagens que tive o prazer de ver in loco, acrescentei a esta obra poesias que traduzem em rimas o grande espetáculo que é a Chapada dos Veadeiros.



Nem parece que a chuva
se esqueceu desse lugar.
Pra todo lado que eu olho
vejo flor desabrochar
brotando da terra seca
forrada de folha preta
que o incêndio fez queimar.

Me faz esquecer das dores
de tão rude caminhar.
Tiram água sabe d’onde
pra que eu possa admirar.
Só pode ser teimosia
ou vontade de ser poesia
pro cerrado declamar.

Cantando cores em verso
como posso me queixar?
Se a natureza, teimosa,
insiste em nos ensinar:
“Se não mata fortalece!”
repita feito uma prece
pra nunca desanimar.



Clique na imagem e relaxe com os sons e imagens das cachoeiras da Chapada



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.